Il Buono, il Brutto, il Cattivo

Il Buono, il Brutto, il Cattivo (1966)

http://imdb.com/title/tt0060196/

Clint Eastwood mais que um grande actor e realizador é uma lenda do cinema, talvez o último verdadeiro grande duro existente.
Tal reputação começou a ser ganha com a trilogia do homem sem nome sendo The Good, the Bad and the Ugly (nome em inglês) o maior desse trilogia.
Do lendário realizador Sergio Leone, esta obra conta a história de três pistoleiros que se encontram à procura de ouro durante a Guerra Civil Americana.
Mais do que um western, esta é uma película onde os horrores da guerra civil são apresentados de forma fria e brutal, sem que o realizador faça qualquer tipo de juízo referente a qualquer um dos lados do conflito, tentando em vez disso, focar a brutalidade e estupidez do conflito, tornando quase esse o foco principal do filme e o restante apenas um sub-plot mais "leve e cómico" (ao contrário do que possa parecer o filme tem algumas partes cómicas, em particular do personagem interpretado pelo actor Eli Wallach) .
Os westerns de Leone sempre foram sujos, brutais e, à falta de melhor termo, frios e este filme não foge à regra. Nenhum dos três pistoleiros é verdadeiramente o bom da fita (ao contrário do que o título apresenta), simplesmente as motivações e acções de cada um deles pode fazer com que o seu carácter pareça mais bondoso.
A banda sonora do filme, composta por Ennio Morricone, ganhou ela própria o estatuto de lendária e pouca gente não a conhece hoje em dia (o tema principal é bastante usado para toque de telemóvel).
Música e imagem estão majestosamente integradas e complementam-se maravilhosamente, em particular numa cena de tortura brutalmente violenta onde a música de carácter triste consegue tornar a sequência mais forte.
Sendo um filme com a lendária personagem de Clint Eastwood (mundialmente conhecido como o Homem sem Nome), seria de esperar que essa fosse a interpretação que se destacasse.
Mas na verdade é Eli Wallach com a sua personagem de Tuco que mais sobressai. O actor construí uma personagem com grande carisma,  transmitindo grande empatia com os espectadores.
Lee Van Cleef, também é excelente com a sua personagem.
A interacção entre os três personagens é um dos pontos altos do filme, permitindo ao espectador apreciar três grandes actores numa só obra.
Mais do que um western, este é uma obra essencial do cinema mundial, onde Leone mostra que os westerns podem ser muito mais que normalmente era associado ao género.

Obra visualizada no 8 1/2 Festa do Cinema Italiano

Pontuação: 84

No comments:

Post a Comment