Prometheus

Prometheus


Realizador: Ridley Scott
Ano: 2012
Género: Acção, Terror e Ficção Científica.

Imdb
Trailer





"The search for our beginning could lead to our end."

Um dos filmes mais esperados do ano representa o regresso de Ridley Scott a um género que o tornou famoso com as obras Alien e Blade Runner. Inicialmente não prestei muita atenção ao filme, devido à pouca informação e também porque parecia que seria era apenas um filme para capitalizar o sucesso de Alien. Com o tempo fui lendo mais sobre o filme e apercebi-me que talvez estivesse errado e neste feriado sem mais nada de interessante para fazer resolvi ir espreitar a obra ao cinema.
O filme, passado no mesmo universo do Alien conta a história de uma equipa que viaja até um planeta distante para descobrir a origem da espécie humana.
Após um dos melhores início que vi nos últimos tempos, o filme vai perdendo força e quando parece que está a ir perigosamente para o abismo (figurativamente falando claro), volta a recuperar a sua força,  mantendo-a até ao fim.
Visualmente muito impressionante, Ridley Scott consegue progressivamente puxar-nos para o seu universo e quando o filme começa a acelerar já estamos totalmente envolvidos no mesmo.
A utilização do 3D neste filme é desnecessário, e tirando três ou quatro cenas em que ajuda de facto, durante o restante tempo simplesmente não nos lembramos que o filme é em 3D.
O elenco tem todo interpretações sólidas, com excepção de Charlize Theron (uns furos abaixo, mas mesmo assim não é uma má interpretação) e com destaque especial para Noomi Rapace (gostei bastante da interpretação dela).
Para finalizar, esperamos na presença de um grande filme de ficção cientifica, que demonstra que o realizador ainda não perdeu o jeito para este género (embora tenha achado que Blade Runner não fosse nada de especial). Um filme que vem alargar de uma forma bastante inteligente o universo criado pela saga Alien e que deve ser visto por todos os fãs de ficção científica e de cinema no geral.

Pontos fortes:

  • ambiente visual;
  • Início do filme;
  • História.

Pontos fracos:

  • Algumas incoerências;
  • 3D.
Posters: